Jogo de Búzios

Jogo de Búzios

jogo de búzios é uma das artes divinatórias utilizado nas religiões tradicionais africanas e na religiões da Diáspora africana instaladas em muitos países das Américas. Religiosamente, é conhecido como Éérìndínlógún, sendo, junto com a Noz de Cola (obì), o oráculo mais antigo dos Iorubas.

Existem muitos métodos de jogo, o mais comum consiste no arremesso de um conjunto de 16 búzios sobre uma mesa previamente preparada, e na análise da configuração que os búzios adaptam ao cair sobre ela. O adivinho, antes reza e saúda todos os Orixás e durante os arremessos, conversa com as divindades e faz-lhes perguntas. Considera-se que as divindades afetam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.

Búzio, concha de praia de vários tamanhos (Cowry shell ), utilizada como objeto de adorno nas roupas dos Orixás onde são aplicados formando desenhos, em colares chamados de fio-de-contas onde são colocados como fecho ou como Brajá totalmente feito de búzios imitando as escamas de uma cobra, como objeto de comunicação com os Orixás nas consultas ao jogo de búzios e Merindelogun ou Éérìndínlógún. O búzio tem uma abertura natural e uma parte ovalada, a maioria dos adornos e jogo de búzios são feitos com os búzios cortados, onde é tirada a parte ovalada do mesmo.

Existe muita discussão sobre qual seria o aberto e o fechado. A legenda das fotos estaria trocada, na visão das pessoas que consideram a parte quebrada como sendo o aberto. Outros consideram que a abertura natural do búzio seja o aberto e a outra que é quebrada e ralada seja o fechado. Alguns sacerdotes jogam com os búzios inteiros nesse caso o aberto é a abertura natural do búzio. Entretanto, as expressões “aberto” e “fechado” parecem ser muito mais da diáspora, do que dos Iorubas.

IMPORTANTE: O jogo de búzios é uma forma adivinhatória que liga a natureza a seu corpo espiritual para identificar as partes ruins ou problemas da sua vida. Funciona como uma consulta médica para diagnosticar um “doença” e só através do jogo de búzios é que podemos diagnosticar e tratar um problema espiritual. A outra forma é um consulta espiritual com algumas das nossas entidades. (Caboclos e etc).

Agende um jogo de búzios com o Babá

Babá Patrick de Inlé
author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *